terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Etapa 3: Vinte (20) situações Matemáticas no Nosso Cotidiano






ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
                                             
 Alice de Assiz Silva – RA: 1107320547
Ana Carla G.de Oliveira – RA: 2547457593
Clarice Batista Braga – RA: 1018839280
Dilene  Rosinei  N. dos Santos – RA: 2547451231
Jucileide  Araujo   de almeida – RA:3218527438


Professora :Erika costa
Disciplina: Matemática

PASSO 1


20 SITUAÇÕES COTIDIANAS EM QUE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS SÃO UTILIZADAS

  1. Programar horários de compromissos (tempo);
  2. Comprar um produto no mercado (preços);
  3. Medir distâncias de lugares ou objetos;
  4. Completar um álbum de figurinhas;
  5. Saber quem é o mais baixo ou mais alto (altura);
  6. Saber quem é o mais pesado ou mais magro (peso);
  7. Saber quem é mais velho ou mais novo (idade);
  8. Brincar com jogos de tabuleiro (andar casas);
  9. Programar um compromisso daqui alguns dias (contar dias, meses, anos);
  10. Fazer uma receita de bolo (quantidades);
  11. Brincar com jogos de pontuação (o jogador que tiver mais pontos ganha);
  12. Usar a brincadeira do “par ou ímpar” para decidir algo;
  13. Saber quantos moradores tem na sua casa, ou quantos colegas há na sua sala;
  14. Desenhar uma figura com um tamanho específico (usar a régua);
  15. Dividir o pacote de biscoito com os amigos em partes iguais;
  16. Contar os anos que tiveram ou que terão a Copa do Mundo (multiplicar por 4);
  17. Trocar os móveis do quarto de lugar (noção de espaço e medidas);
  18. Comprar ovos na granja (contando as dúzias);
  19. Saber quantos litros de água tomamos por dia (contando quantas garrafas tomamos e quantos ml cabem nela);
  20. Dar e receber o troco em uma compra (somar, subtrair).

As atividades abaixo foram feitas pelo aluno Nícolas, que está no 2º ano do Ensino Fundamental... 



MATEMÁTICA NO DIA A DIA

O aluno fez as atividades com facilidade. A relação dos exercícios com o cotidiano ajuda na compreensão do que é proposto, pois é significativo para a criança.
A proposta é fazer com que o aluno associe os termos matemáticos com sua vivência. Nos exercícios usamos: medidas linear (metro), de peso (quilo) e de capacidade (litro); e valores do nosso sistema monetário (real).     


Nenhum comentário:

Postar um comentário