terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Etapa 3 : Tipos de situação Matemática, "situação problema"

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
                                             
 Alice de Assiz Silva – RA: 1107320547
Ana Carla G.de Oliveira – RA: 2547457593
Clarice Batista Braga – RA: 1018839280
Dilene  Rosinei  N. dos Santos – RA: 2547451231
Jucileide  Araujo   de almeida – RA:3218527438


Professora :Erika costa
Disciplina: Matemática




Tipos de situação matemática ou "situação problema"



Abaixo situações em que as operações matemáticas são utilizadas:

·        adição é usada quando precisamos:juntar duas ou mais quantidades;ex; utilizamos da adição para somar contar dinheiro,fazer compras,acrescentar uma quantidade a outra quantidade;

·        subtração é usada quando precisamos: tirar uma quantidade deoutra quantidade ex:na compra de um produto para dar o troco esse processo acontece para que o valor devolvido seja correto,mediante a conta saberemos qual o valor a ser devolvido se ele será para mais ou para menos

·        multiplicação é usada  quando queremos adicionar muitas vezes a mesma quantidade;  em uma situação combinatória; na ideia de organização retangular; quando trabalhamos a ideia de proporcionalidade.

·        divisão é usada quando: precisamos repartir uma quantidade em partes iguais; precisamos saber quantas vezes uma quantidade cabe na outra.

Abaixo duas atividades propostas para a Educação Infantil e realizada com a turma do Pré II A.
1ºAtividade
Problema Padrão
Resolva a situação problema:
Ana Clara ganhou 3 carrinhos, 1 boneca e 2 pipas.Quantos brinquedos ela ganhou?
Resposta:6 brinquedos.
 Atividade
Problema - exercícios de reconhecimento
Leia o quadro numérico
Complete os quadrados numéricos
Matemática um meio para a aprendizagem satisfatória e produtiva

              Mediante as atividades realizadas em sala os alunos conseguiram desempenhar o conteúdo elaborado em conjunto e sob orientação, é importante ressaltar que os educandos estavam em circulo, facilitando a visualização do professor a captar todas as informações para anotar no quadro  as trocas de conversa dos alunos, cada educando pode expor seu raciocínio  executando as atividades de maneira produtiva.
                 Os resultados da elaboração das duas atividades foram satisfatórios, trabalhando nos alunos a habilidade de elaborar e desenvolver o raciocínio lógico, possibilitando as crianças o desafio e motivação para querer resolver a situação problema, observou-se iniciativa, espírito explorador, criatividade e independência, aparecendo em cada idéia uma nova maneira de resolver as atividades propostas.
                As atividades não foram realizadas de forma mecanizada e sim de forma lúdica facilitando a aprendizagem dos alunos e a fixação dos conteúdos, o professor usou estratégias em todo percurso da realização das atividades facilitando a análise e a solução das situações implantadas nos conteúdos onde pode observar os elementos desconhecidos do exercício sendo encontrados.
               Contudo foram utilizados dois tipos de problemas exercícios de reconhecimento e o problema padrão, esses conteúdos contribuíram para a aquisição de conhecimento dos alunos que enfrentaram novas situações conseguindo mesmo em meio a dificuldades realizá-las de  forma positiva e produtiva. 



                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário