ATIVIDADES
PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Alice de Assiz Silva – RA: 1107320547
Ana Carla
G.de Oliveira – RA: 2547457593
Clarice
Batista Braga – RA: 1018839280
Dilene Rosinei
N. dos Santos – RA: 2547451231
Jucileide Araujo
de almeida – RA:3218527438
Professora :Erika
costa
Disciplina: Matemática
PASSO 2

O futuro Ábaco.
O ábaco é um instrumento bem sucedido que, segundo os estudiosos, foi uma invenção dos chineses para facilitar os cálculos, pois com o passar do tempo foi surgindo a necessidade de fazer “contas” cada vez mais complexas, assim inventaram o ÁBACO, formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes, que de acordo com a sua posição, representa a quantidade a ser trabalhada, contém 2 conjuntos por fio, 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representam 5 unidades.

Um exemplo de Ábaco.
O ábaco foi disseminando por toda a sociedade, com a mesma função, o que mudava era somente sua nomenclatura: O ábaco japonês é conhecido como SOROBAN, os russos chamam de TSCHOTY.
Uma pessoa que manuseava um ábaco com agilidade conseguia fazer uma multiplicação de 5 algarismos com a mesma rapidez que uma pessoa faz hoje utilizando uma calculadora digital.
Ainda hoje, depois de 3 mil anos da sua invenção, comerciantes de algumas regiões da Ásia utilizam ainda esse instrumento.
Observem nas figuras abaixo várias tipos de ábacos:
Como fazer os cálculos no ábaco?
O cálculo começa à esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, trabalha da esquerda para a direita. Assim, se tiver 548 e desejar somar com 637, primeiro colocará 548 na calculadora. Daí, adiciona 6 ao 5. Segue o padrão 6 = 10 – 4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (- 5 + 1 = - 4) daí, adicione uma das contas de milhares à vara da esquerda. Daí passa o três ao quatro, o sete ao oito, no ábaco aparecerá a resposta: 1.185.
Por operar assim, da esquerda para a direita, o cálculo pode ser iniciado assim que souber o primeiro dígito. Na aritmética mental ou escrita, o cálculo começa a partir das unidades ou do lado direito do problema.
ATIVIDADES
PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Alice de Assiz Silva – RA: 1107320547
Ana Carla
G.de Oliveira – RA: 2547457593
Clarice
Batista Braga – RA: 1018839280
Dilene Rosinei
N. dos Santos – RA: 2547451231
Jucileide Araujo
de almeida – RA:3218527438
Professora :Erika
costa
Disciplina: Matemática
PASSO 2
O futuro Ábaco.

Um exemplo de Ábaco.
Uma pessoa que manuseava um ábaco com agilidade conseguia fazer uma multiplicação de 5 algarismos com a mesma rapidez que uma pessoa faz hoje utilizando uma calculadora digital.
Ainda hoje, depois de 3 mil anos da sua invenção, comerciantes de algumas regiões da Ásia utilizam ainda esse instrumento.
Observem nas figuras abaixo várias tipos de ábacos:

Como fazer os cálculos no ábaco?
O cálculo começa à esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, trabalha da esquerda para a direita. Assim, se tiver 548 e desejar somar com 637, primeiro colocará 548 na calculadora. Daí, adiciona 6 ao 5. Segue o padrão 6 = 10 – 4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (- 5 + 1 = - 4) daí, adicione uma das contas de milhares à vara da esquerda. Daí passa o três ao quatro, o sete ao oito, no ábaco aparecerá a resposta: 1.185.
Por operar assim, da esquerda para a direita, o cálculo pode ser iniciado assim que souber o primeiro dígito. Na aritmética mental ou escrita, o cálculo começa a partir das unidades ou do lado direito do problema.
Conhecendo a Matemática através dos Números.
(QVL) QUADRO VALOR DE LUGAR.
Quadro Valor Lugar (QVL) e material de contagem
Material que pode ser confeccionado da maneira que melhor convir ao professor, mas que possui uma grande importância para desmistificar a questão do lugar que o algarismo ocupa, porém, esta abordagem jamais deve representar algo mecânico e tão pouco ser o único recurso utilizado pelo professor para ensinar.
Como instrumento de apoio, sugiro utilizar palitos de picolé, canudinhos, lápis de cor dos alunos, ou o próprio material dourado, para que eles percebam a construção da dezena e que 10 dezenas formam 1 centena. Após o aluno já haver se apropriado de tal conhecimento, partir para as trocas, onde os palitos coloridos representam valores referentes a dezena e a centena (isto evitara o acumulo de palitos e possível escassez do material, mas lembrando, somente seguir com a troca, após boa parte dos alunos já conseguirem associar que o palito colorido possui o mesmo valor que 10 amarradinhos de 10 cada um (1 centena).
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