domingo, 1 de dezembro de 2013

Etapa 2 : Atividade que usa o livro didático para se utilizar o Ábaco, como recurso e compreensão das casas decimais, Passo 2,3,4




ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
                                             
 Alice de Assiz Silva – RA: 1107320547
Ana Carla G.de Oliveira – RA: 2547457593
Clarice Batista Braga – RA: 1018839280
Dilene  Rosinei  N. dos Santos – RA: 2547451231
Jucileide  Araujo   de almeida – RA:3218527438


Professora :Erika costa

Disciplina: Matemática



PASSO 2








Passo 2:
Pesquisar, em livros didáticos, atividades que utilizem o ábaco como recurso para compreensão das casas decimais.













Passo 3:
Propor a atividade para uma criança e registrar suas reações, questionamentos, conjecturas e
afirmações diante da proposta de construção de números utilizando o ábaco e fazendo os
ajustes das casas decimais.

Atividade realizada com aluno do 4º ano, com 9 anos de idade. 

1) Decomponha os seguintes números no ábaco:

132 =  C|D|U
            *| *| *
              | *|*
              | *|
577 =  C|D|U
          *| *| *
          *| *| *
          *| *| *
          *| *| *
          *| *| *
            | *| *
            | *| *

2) Descubra no ábaco os seguintes números:

C|D|U = 850
*|*|
*|*|
*|*|
*|*|
*|*|
*|
*|
*|

C|D|U = 204
*|  |*
*|  |*
  |  |*
  |  |*

Passo 4:
Elaborar uma lista de perguntas desafiadoras (no mínimo três) para uma criança de uma
determinada idade, propondo reflexão sobre a(s) possibilidade(s) de representação do
número solicitado no ábaco. É importante definir a idade, ao preparar a proposta, e detalhar
o perfil do aluno em relação aos conhecimentos que possui e às competências esperadas.

1) Vamos fazer as trocas?

a) 10 unidades podemos trocar por uma ficha. Qual seria? 
Resposta: 1 dezena

b) 10 dezenas podemos trocar por uma ficha. Qual seria?
Resposta: 1 centena

c) Resolva e represente no ábaco 9 dezenas + 10 unidades.
Resposta: 100

d) No ábaco existem 10 centenas, como faço essa troca?
Levar o aluno a pensar que precisa fazer a casa do milhar e que 1 (uma) peça será equivalente a mil.











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