ATIVIDADES
PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Alice de Assiz Silva – RA: 1107320547
Ana Carla
G.de Oliveira – RA: 2547457593
Clarice
Batista Braga – RA: 1018839280
Dilene Rosinei
N. dos Santos – RA: 2547451231
Jucileide Araujo
de almeida – RA:3218527438
Professora :Erika
costa
Disciplina: Matemática
PASSO 2
Passo 2:
Pesquisar, em livros didáticos, atividades que utilizem o ábaco como recurso para compreensão das casas decimais.
Propor a atividade para uma criança e registrar suas reações, questionamentos, conjecturas e
afirmações diante da proposta de construção de números utilizando o ábaco e fazendo os
ajustes das casas decimais.
Atividade realizada com aluno do 4º ano, com 9 anos de idade.
1) Decomponha os seguintes números no ábaco:
Pesquisar, em livros didáticos, atividades que utilizem o ábaco como recurso para compreensão das casas decimais.
Passo 3:
afirmações diante da proposta de construção de números utilizando o ábaco e fazendo os
ajustes das casas decimais.
Atividade realizada com aluno do 4º ano, com 9 anos de idade.
1) Decomponha os seguintes números no ábaco:
132 = C|D|U
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577 = C|D|U
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2) Descubra no ábaco os seguintes números:
C|D|U = 850
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C|D|U = 204
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Passo 4:
Elaborar uma lista de perguntas desafiadoras (no mínimo três) para uma criança de uma
determinada idade, propondo reflexão sobre a(s) possibilidade(s) de representação do
número solicitado no ábaco. É importante definir a idade, ao preparar a proposta, e detalhar
o perfil do aluno em relação aos conhecimentos que possui e às competências esperadas.
1) Vamos fazer as trocas?
a) 10 unidades podemos trocar por uma ficha. Qual seria?
Resposta: 1 dezena
b) 10 dezenas podemos trocar por uma ficha. Qual seria?
Resposta: 1 centena
c) Resolva e represente no ábaco 9 dezenas + 10 unidades.
Resposta: 100
d) No ábaco existem 10 centenas, como faço essa troca?
Levar o aluno a pensar que precisa fazer a casa do milhar e que 1 (uma) peça será equivalente a mil.











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