terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Etapa 4:Técnicas adotadas por Piaget e Alfred Binet e as suas propostas




ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
                                             
 Alice de Assiz Silva – RA: 1107320547
Ana Carla G.de Oliveira – RA: 2547457593
Clarice Batista Braga – RA: 1018839280
Dilene  Rosinei  N. dos Santos – RA: 2547451231
Jucileide  Araujo   de almeida – RA:3218527438


Professora :Erika costa
Disciplina: Matemática


PASSO 2








Proposta de ensinar a Matemática


A pesquisa de campo e a produção de conhecimento sobre a inteligência da criança brasileira têm sido desenvolvidas com maior intensidade nas duas ultimas décadas ,pelos diferentes cientistas e profissionais. O déficit cognitivo (quando se afasta a hipótese de comprometimento orgânico )deve ser atribuído simultaneamente á interrupção sobre si mesmas e sobre o mundo?
Para Piaget ,a cognição é a própria inteligência ,e depende da troca do organismo com o meio. Se uma criança tem qualquer “defeito” na cognição ,pode-se dizer que houve algum problema nessa troca ,e é preciso compensar a deficiência havida na troca. Isso acontece quando a criança não representa adequadamente o que já viveu ,quando se expressa mal ,ou não sabe falar.
As pesquisas de Piaget sobre o conhecimento lógico – matemático revelaram que  a sua formação consiste numa verdadeira criação e construção por parte do indivíduo.                Noutras palavras ,a criança ,na troca  permanente  com o meio ,insere os objetos em sistemas de relações cada vez mais complexos e reversíveis. As noções de serie ,de classe e número são as  maiores testemunhas desse processo construtivo. Isso não quer dizer que os objetos deixem de ser necessários e  importantes , como poderia argumentar uma concepção apriorista ; pelo contrario ,são eles que possibilitam a formação das estruturas ou dos esquemas sensório – motores e conceituais (ordem ,classificação  ,espaço ,numero etc .) A participação dos objetos exteriores e da experiência é tão importante que ,no começo da construção dessas estruturas ,o sujeito  não estabelece separação alguma entre a própria forma que ele constrói e o conteúdo físico dos objetos ;somente no caso do conhecimento lógico – matemático a atenção está voltada os próprios relacionamentos e coordenações feitas pelo  sujeito e não para as propriedades e resistências particulares dos objetos a serem transformados .
Em 1904 ,na França Alfred Binet (1857 – 1911) criou os  primeiros testes de inteligência , que tinham como objetivo verificar os progressos de crianças deficientes do ponto de vista intelectual.
Programas especiais eram eram realizados para o progresso dessas crianças ,e os testes tornaram – se necessários para que pudesse avaliar a eficiência desses   programas  ,isto é o progresso obtido.
Binet partiu daquilo que as crianças poderiam realizar que as crianças poderiam realizar em cada idade. Ao se examinar uma criança  ,tornava – se possível avaliar se seu desenvolvimento intelectual acompanhava ou não o das crianças de sua idade. Os resultados de quase todos os testes de inteligência são apresentados pelo que se denominou Quociente Intelectual (Q.I.).
Este quociente é obtido relacionando a idade da criança com o seu desempenho no teste ,ou seja ,verifica – se se ela está no nível de desenvolvimento intelectual considerado normal para sua idade.



                                                                                                                        Referência :
Psicologia  (PLT) Anhanguera
                                                                                                                        Ana Mercês Bahia Bock
                                                                                                            Odair Furtado
Maria de Lordes Trassi Teixeira

Introdução à Psicologia
Da Educação (PLT) Anhanguera


Kester Carrara 

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