ATIVIDADES
PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Alice de Assiz Silva – RA: 1107320547
Ana Carla
G.de Oliveira – RA: 2547457593
Clarice
Batista Braga – RA: 1018839280
Dilene Rosinei
N. dos Santos – RA: 2547451231
Jucileide Araujo
de almeida – RA:3218527438
Professora :Erika
costa
Disciplina: Matemática
PASSO 2
Proposta de ensinar a Matemática
A pesquisa de campo e a produção de
conhecimento sobre a inteligência da criança brasileira têm sido desenvolvidas
com maior intensidade nas duas ultimas décadas ,pelos diferentes cientistas e
profissionais. O déficit cognitivo (quando se afasta a hipótese de
comprometimento orgânico )deve ser atribuído simultaneamente á interrupção
sobre si mesmas e sobre o mundo?
Para Piaget ,a cognição é a
própria inteligência ,e depende da troca do organismo com o meio. Se uma
criança tem qualquer “defeito” na cognição ,pode-se dizer que houve algum
problema nessa troca ,e é preciso compensar a deficiência havida na troca. Isso
acontece quando a criança não representa adequadamente o que já viveu ,quando
se expressa mal ,ou não sabe falar.
As pesquisas de Piaget sobre o
conhecimento lógico – matemático revelaram que
a sua formação consiste numa verdadeira criação e construção por parte
do indivíduo. Noutras palavras
,a criança ,na troca permanente com o meio ,insere os objetos em sistemas de relações
cada vez mais complexos e reversíveis. As noções de serie ,de classe e número
são as maiores testemunhas desse
processo construtivo. Isso não quer dizer que os objetos deixem de ser necessários
e importantes , como poderia argumentar
uma concepção apriorista ; pelo contrario ,são eles que possibilitam a formação
das estruturas ou dos esquemas sensório – motores e conceituais (ordem ,classificação
,espaço ,numero etc .) A participação dos
objetos exteriores e da experiência é tão importante que ,no começo da
construção dessas estruturas ,o sujeito
não estabelece separação alguma entre a própria forma que ele constrói e
o conteúdo físico dos objetos ;somente no caso do conhecimento lógico –
matemático a atenção está voltada os próprios relacionamentos e coordenações
feitas pelo sujeito e não para as
propriedades e resistências particulares dos objetos a serem transformados .
Em 1904 ,na França Alfred Binet
(1857 – 1911) criou os primeiros testes
de inteligência , que tinham como objetivo verificar os progressos de crianças deficientes
do ponto de vista intelectual.
Programas especiais eram eram
realizados para o progresso dessas crianças ,e os testes tornaram – se necessários
para que pudesse avaliar a eficiência desses
programas ,isto é o progresso
obtido.
Binet partiu daquilo que as
crianças poderiam realizar que as crianças poderiam realizar em cada idade. Ao
se examinar uma criança ,tornava – se possível
avaliar se seu desenvolvimento intelectual acompanhava ou não o das crianças de
sua idade. Os resultados de quase todos os testes de inteligência são apresentados
pelo que se denominou Quociente
Intelectual (Q.I.).
Este quociente é obtido
relacionando a idade da criança com o seu desempenho no teste ,ou seja
,verifica – se se ela está no nível de desenvolvimento intelectual considerado
normal para sua idade.
Referência
:
Psicologia
(PLT) Anhanguera
Ana
Mercês Bahia Bock
Odair
Furtado
Maria
de Lordes Trassi Teixeira
Introdução à Psicologia
Da Educação (PLT) Anhanguera
Kester
Carrara


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